1995
Fundada em 1995 na Linha 80 da Leopoldina em Monte Belo do Sul, a Vinícola Calza formada pelo enólogo Antoninho Ademir Calza, filho de Angélico Calza e Lourdes Calza, em seus primeiros anos de atividade buscou vinificar apenas para venda a granel, onde quase toda uva provinha de videiras próprias.
2001
No ano de 2001, começaram as vinificação dos vinhos finos engarrafados, sendo eles: Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Totalizando duas mil garrafas e sendo vendidas apenas para consumidores finais, os quais, eram entregues na própria casa da família, caracterizando um atendimento próximo e familiar. Posteriormente, no ano de 2003, foram lançados os primeiros espumantes, tendo como principal característica o Terroir típico de Monte Belo do Sul, referência internacional quando o assunto são uvas para espumantes.
2010
Com intuito de endossar a qualidade dos vinhos, a Vinícola Calza, juntamente com onze produtores de vinhos e espumantes de Monte Belo do Sul, decidiram entrar com o processo de Indicação de Procedência (I.P), o qual foi promulgado em 2010. Tornando assim os vinhos de Monte Belo do Sul únicos e peculiares, refletindo atributos exclusivos da região dos Vinhedos de Monte Belo. As uvas que contemplam a I.P são: Tannat, Chardonnay, Merlot e Riesling Itálico, como também a levedura típica da região, isolada juntamente com a Embrapa Uva e Vinho.
2021
Atualmente, a Vinícola Calza mantém sua tradição familiar, sendo gerida por seu fundador Antoninho Calza, sua esposa Juçara Calza, seu filho Junior Calza e sua filha Rafaela Calza. A produção anual é de 25 mil garrafas, todos os vinhos e espumantes de vinhedos próprios, tendo como principal objetivo levar a natureza, tradicionalidade e a união para dentro da garrafa.