1995

A Vinícola Calza foi fundada no ano de 1995 na Linha 80 da Leopoldina em Monte Belo do Sul, pelo enólogo Antoninho Ademir Calza, filho de Angélico Calza e Lourdes Calza. Em seus primeiros anos de atividade, a Vinícola buscou vinificar apenas para venda a granel, onde quase toda uva provinha de videiras próprias.

2001

No ano de 2001, começou a vinificação dos vinhos finos engarrafados Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, totalizando duas mil garrafas e sendo vendidos apenas para consumidores finais, os quais, eram recebidos na própria casa da família, caracterizando um atendimento próximo e familiar. Posteriormente, no ano de 2003, foram lançados os primeiros Espumantes, tendo como principal característica o terroir típico de Monte Belo do Sul, referência internacional quando o quesito é uvas para espumantes.

2010

Com intuito de endossar a qualidade dos vinhos, a Vinícola Calza, juntamente com onze produtores de vinhos e espumantes, de Monte Belo do Sul, decidiram entrar com o processo de Indicação de Procedência (I.P), o qual, foi promulgado em 2010. Tornando assim, os vinhos de Monte Belo do Sul únicos e peculiares, refletindo atributos exclusivos da região dos Vinhedos de Monte Belo. As uvas que contemplam a I.P, são: Tannat, Chardonnay, Merlot e Riesling Itálico, como também a levedura típica da região, isolada juntamente com a Embrapa Uva e Vinho.

2021

Atualmente, a Vinícola Calza mantém sua tradição familiar, sendo gerida por seu fundador Antoninho Calza, sua esposa Juçara Calza, seu filho Junior Calza e sua filha Rafaela Calza. A produção anual é de 25 mil garrafas, todos os vinhos e espumantes de vinhedos próprios, tendo como principal objetivo levar a natureza, tradicionalidade e a união para dentro da garrafa.

Siga nossa vinícola no Instagram

Não realizamos sorteios e nem pedimos os seus dados!

@vinicolacalza

Todos os direitos reservados a Vinícola Calza